Alinhamento:
Alinhamento é como o próprio nome diz, responsável
por manter o carro “na linha” – sem que “puxe”
para um lado, desde que transitando em piso regular.
São quatro os itens envolvidos no alinhamento: convergência,
divergência, cáster câmber. Todos eles devem
ser observados no alinhamento, que será feito:
1 – a cada troca de pneus;
2 – quando os pneus apresentarem desgaste excessivo na área
do ombro;
3 – quando os pneus apresentarem desgaste em forma de escamas
na banda de rodagem;
4 – se um pneu tiver maior desgaste do que o outro;
5 – trepidação das rodas dianteiras;
6 – vibração do carro;
7 – volante duro;
8 – carro tende para os lados quando o motorista solta o
volante;
9 – carro desvia e puxa para o lado quando os freios são
acionados;
10 – a cada 5 mil km (rodízio, alinhamento e balanceamento);
Balanceamento:
Rodas desbalanceadas podem ser identificadas por trepidação
na direção do veículo, ocorrida em determinada
velocidade.
Esse problema danifica os pneus, que terão sua vida útil
reduzida – e provoca muito desconforto ao dirigir.
O dano mais comum causado pelo desbalanceamento é o desgaste
acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem
dos pneus.
Existem ainda outros problemas ocasionados pela falta de balanceamento.
Entre eles está a perda de tração e estabilidade,
dificuldade de manter o veículo na trajetória e
desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de
direção.
Quando fazer o balanceamento:
1 – a cada troca de pneus;
2 – por ocasião do rodízio de pneus (cada
5 mil km);
3 – ao primeiro sinal de vibração no volante
ou desgaste irregular dos pneus;
4 – após ser efetuado reparo no pneu ou na câmara
de ar
Cambagem:
Rodas de um mesmo eixo se mais afastadas na frente, a direção
é divergente; se mais abertas atrás, convergente.
Câmber, ou cambagem, é o posicionamento vertical
das rodas.
A cambagem tem a tarefa de distribuir o peso do carro sobre a
banda de rodagem, assim evitando que a vida útil do pneu
diminua, bem como alterações indesejáveis
na direção, por exemplo, uma cambagem positiva deixa
a direção mais solta, leve, como se o carro dançasse,
pois elas estão voltadas para fora, o que diminui o desgaste.
A melhor notícia é que existem máquinas que
realizam a cambagem e mostram o grau de inclinação
das rodas, logo você não será ludibriado pela
empresa.Lembrando que não é só a cambagem
que devemos cuidar do carro.
Suspensão:
O amortecedor é um componente do sistema de suspensão
dos veículos.
A estabilidade, conforto e segurança ficam diretamente
comprometidos se os amortecedores nâo estiverem atuando
corretamente. Isto é verificado pela dificuldade no controle
do veículo em curvas, freadas, pulos descontrolados das
rodas e desgate prematuro ou irregular dos pneus e demais componentes
da suspensão. Portanto, é importante a verificação
periódica dos amortecedores, bem como dos demais componentes
da suspensão, sempre que o veículo passar por uma
revisão.O amortecedor fica localizado na região
inferior do veículo (undercar), sendo um elemento de ligação
entre a suspensão e a carroceria que controla os movimentos
das molas fazendo com que o veículo mantenha a aderência
ao solo.
O desgaste natural dos amortecedores, causado pelo uso, compromete
a dirigibilidade do veículo e acelera o desgaste de outros
componentes da suspensão.
Assim, não corra riscos desnecessários. Aconselha-se
a troca dos amortecedores preventivamente, antes de 60.000 quilômetros
rodados.
Freios:
Geralmente, discos e pastilhas ficam localizados na parte dianteira,
e são responsáveis por cerca de 70 a 80% da eficiência
do freio de um carro.
É importante você ficar atento aos sinais do carro
e leva-lo ao mecânico logo que perceber algo de errado.
Quanto antes você trocar as pastilhas de freio melhor, já
que fazendo a manutenção preventiva o disco de freio
não irá ser danificado. Ou seja, quanto antes você
perceber que é hora de trocar as pastilhas, menos peças
irão ser comprometidas e menos você irá gastar.
Escapamentos:
O escapamento de um veículo é responsável
por filtrar e reduzir a emissão de gases tóxicos
e diminuir os ruídos gerados pelo motor, para que não
haja poluição ambiental, nem sonora. Investir em
escapamentos, catalisadores e ponteiras que atendam aos padrões
de qualidade do mercado garante segurança, bem-estar e
evita transtornos, como o aumento no consumo de combustível
do veículo, mudança nas taxas de contrapressão
e desgaste prematuro de peças.
Instalação
de Vidros:
Seja qual for o vidro danificado do seu carro, a Confiança
Auto Center pode ajudar.
Podemos reparar ou trocar vidros automotivos com garantia total
dos serviços executados:
- Troca de vidros, Borracha e Acessórios
- Reparo em Vidros
- Remoção e instalação de vidros
( Porta / Vidro Traseiro / Pára-brisas)
- Vidros Degrades Originais
- Nacionais e Importados
- Originais
- Espelhos de Retrevisores
- Lentes
- Faróis
Trocar de Cárter:
A principal função dessa estrutura de aço
(ou fibra) que fica sob o motor é evitar que pedras, e
também lama e água, atinjam o cárter, recipiente
que aloja o óleo lubrificante
Diagnóstico de Barulho:
Todo veículo mais cedo ou mais tarde poderá apresentar
barulhos, seja na carroceria ou na suspensão, e diagnosticar
uma anomalia dessas pode ser algo rápido e simples, ou
não.
Na Confiança Auto Center temos um profissional qualificado
para resolver este problema atráves de técnicas
que irão solucionar este problema.